Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia,
aprovado pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos




Candidatura PPEC 7.ª Edição

Medida “Eletrobombas mais eficientes no Médio Tejo e Pinhal Interior”

A medida “Eletrobombas mais eficientes no Médio Tejo e Pinhal Interior” tem como principal objetivo promover o uso racional de energia com a instalação de equipamentos com um nível de eficiência superior ao standard de mercado, permitindo assim a redução de consumo energético e consequente redução de emissões de gases com efeito de estufa e fatura de energia.

No âmbito desta medida, a MédioTejo21 - Agência de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul promove a aquisição e instalação de eletrobombas individuais, conjuntos de eletrobombas, de menor potência que as atuais instaladas, e variadores eletrónicos de velocidade (VEV’s), com os respetivos equipamentos acessórios. Estes equipamentos vão ser instalados nas piscinas municipais e em estações elevatórias e de captação de água, localizadas na Região do Médio Tejo e do Pinhal Interior Sul.

A medida apresentada surge pela necessidade de substituição das eletrobombas já existentes, sendo que na sua maioria estes equipamentos se encontram com o período de vida útil ultrapassado e com intervenções sucessivas de manutenção corretiva, o que proporciona um baixo rendimento e, consequentemente, reduzida eficiência energética. Na maioria dos casos, as eletrobombas já possuem variação de velocidade associada, resultante de uma medida aprovada no PPEC 2013/2014. Assim, com a substituição das eletrobombas obsoletas, pretende-se redefinir programações, otimizando os regimes de funcionamento, levando a uma maior poupança de energia.

Nas eletrobombas que ainda não possuem variação de velocidade associada, pretende-se adquirir VEV’s, de forma a alcançar uma maior eficiência energética, tanto pela substituição das eletrobombas como pela otimização dos regimes de funcionamento. A presente candidatura encontra-se em linha com as prioridades social e ambiental da entidade promotora e contribui para concretizar as suas prioridades no que concerne à melhoria contínua, responsabilidade social, eficiência energética e disseminação das boas práticas energéticas e ambientais.


Os objetivos específicos da presente medida são:


A concretização da implementação destes objetivos específicos levará a que se consiga:


Os custos totais do projeto são 318.201,35 €, com uma comparticipação pelo PPEC de 175.010,74 €, representando 55% do total do investimento.