Fundo de eficiência energética
Terminou na passada terça-feira, 8 de novembro de 2016, o prazo para submissão de candidaturas ao Aviso 20 e Aviso 21 do Fundo de Eficiência Energética. A MédioTejo21 – Agência Regional de Energia e do Ambiente elaborou e submeteu um conjunto de candidaturas com um grande potencial na área de abrangência da MédioTejo21. Desta feita, o contributo da MédioTejo21 foi para além dos municípios seus associados, tendo alargado a sua colaboração a cidadãos, associações e empresas.
AVISO 20
Com vista à submissão de candidaturas ao Aviso 20 do Fundo de Eficiência Energética, a MédioTejo21 colocou os seus serviços ao dispor da população da região em que está inserida. No Aviso 20, “Edifícios Eficientes”, destinado a pessoas singulares e pessoas coletivas de direito privado foram elaboradas e submetidas 15 candidaturas, para a substituição de vãos envidraçados, isolamento de telhado e paredes, instalação de sistemas de produção de águas quentes sanitárias e iluminação interior representando um total de investimento de cinquenta mil euros.
AVISO 21
O Aviso 21, “Administração Pública Eficiente” apresentava uma dotação orçamental de €1.000.000 para os beneficiários tipo B (onde se enquadravam os municípios associados da MT21). Entre os vários fatores de análise de candidatura, salientamos a obrigatoriedade das medidas propostas terem um payback inferior a 8 anos, sendo financiadas até 80%.
A MédioTejo21, elaborou e submeteu, no conjunto dos municípios seus associados, um total de 46 candidaturas, com medidas como substituição para LED da iluminação da nave de piscinas, substituição para LED da iluminação do terreno de jogo e bancadas de pavilhões desportivos, substituição para LED da iluminação interior de edifícios municipais e substituição de unidades de desumidificação/ tratamento de ar de piscinas e outros edifícios municipais.
As 46 candidaturas submetidas poderão representar na região (financiamento + capital municipal) um investimento superior a um milhão de euros.