Projetos

IP+

Iluminação pública mais eficiente

O projeto IP+, Iluminação Pública Mais Eficiente no Médio Tejo e Pinhal Interior Sul constitui um projeto integrado e tem por missão desenvolver um sistema piloto de gestão, informação, monitorização e controlo da eficiência da iluminação pública nas regiões do Médio Tejo e do Pinhal Interior Sul, o qual tem como objectivos:
1. Desenvolver, aplicar e demonstrar um sistema de gestão da eficiência da iluminação pública que permita optimizar a utilização de energia na prestação do serviço público de iluminação e os custos de gestão;
2. Demonstrar tecnologias, sistemas e soluções inovadoras de gestão, informação, monitorização e controlo da qualidade do serviço de iluminação pública;
3. Integrar sistemas de gestão territorial de base regional relevantes para a optimização da eficiência energética da iluminação pública e da maximização do respectivo impacto na atractividade, competitividade e produtividade regional.

O sistema deverá ser desenvolvido em cooperação entre os municípios das regiões do Médio Tejo e do Pinhal Interior Sul, através das suas comunidades intermunicipais, a agência regional de energia, a empresa concessionária e outras empresas com soluções tecnológicas relevantes em integração com as capacidades tecnológicas endógenas das entidades promotoras e as capacidades técnicas, materiais e humanas disponíveis nos municípios envolvidos.

EP+

Edifícios públicos mais eficientes

O projeto EP+, Edificios Públicos Mais Edificios no Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, constitui um projeto integrado que tem por objectivo propor um conjunto de medidas que implementadas, individualmente ou em conjunto permitam reduzir a fatura de energia dos edifícios Municipais.

As medidas propostas ganham maior expressão quando se determina o impacte das mesmas na fatura energética municipal, referente a gás e eletricidade.

As intervenções propostas nos projetos EP+ incluem alteração de procedimentos de gestão do consumo energético, optimização dos processos e respetivo controlo, substituição de equipamentos pouco eficientes e a utilização de fontes endógenas.

PM+

Piscinas municipais mais eficientes

O projeto PM+ Piscinas Municipais Mais Eficientes no Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, constitui um projeto integrado que tem por objetivo propor um conjunto de medidas que implementadas, individualmente ou em conjunto permitem reduzir a fatura de energia das piscinas Municipais.

As medidas propostas ganham maior expressão quando se determina o impacte das medidas na fatura energética municipal, referente ao gás e à eletricidade.

As intervenções propostas nos projetos PM+ incluem a melhoria de procedimentos de gestão do consumo energético, otimização dos processos e respetivo controlo, substituição de equipamentos pouco eficientes e a utilização de fontes renováveis.

PMI+

Pequenas e médias industrias mais eficientes

O projeto PMI+ Pequenas e Médias Industrias Mais Eficientes no Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, constitui um projeto integrado direccionado para o sector empresarial e tem por objetivo implementar medidas de eficiência energética por iniciativa conjunta. As empresas interessadas são agregadas por natureza de intervenção e as propostas de redução de fatura de energia elétrica são realizadas em função das necessidades comuns, permitindo assim adquirir soluções/equipamentos com efeito de escala. Por outro lado, são apresentadas soluções de financiamento para a aquisição das soluções, por forma a melhorar o retorno do investimento.

As intervenções propostas são definidas inicialmente em concordância com as necessidades comuns das empresas e as ofertas de mercado. Atualmente estão disponíveis as seguintes tecnologias, Baterias de Condensadores, Variadores Eletrónicos de Velocidade e Soluções de iluminação.